Poema recomeçar de carlos drummond pdf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia poema recomeçar de carlos drummond pdf. Vila Real a 12 de Agosto de 1907. Francisco Correia da Rocha e Maria da Conceição de Barros. Fardado de branco, servia de porteiro, moço de recados, regava o jardim, limpava o pó, polia os metais da escadaria nobre e atendia campainhas.

Foi despedido um ano depois, devido à constante insubmissão. Pouco depois, comunicou ao pai que não seria padre. Distingue-se como um aluno dotado. A obra de Torga traduz sua rebeldia contra as injustiças e seu inconformismo diante dos abusos de poder.

Ama a cidade de Leiria, onde exerce a sua profissão de médico, a partir de 1939 e até 1942, onde escreve a maioria dos seus livros. Era, porém, avesso à agitação e à publicidade e manteve-se distante de movimentos políticos e literários. Torga, sofrendo de cancro, publicou o seu último trabalho, em 1993, vindo a falecer em Janeiro de 1995. Em 1934, aos 27 anos, Adolfo Correia Rocha cria o pseudónimo “Miguel” e “Torga”. A obra de Torga tem um carácter humanista: criado nas serras transmontanas, entre os trabalhadores rurais, assistindo aos ciclos de perpetuação da natureza, Torga aprendeu o valor de cada homem, como criador e propagador da vida e da natureza: sem o homem, não haveria searas, não haveria vinhas, não haveria toda a paisagem duriense, feita de socalcos nas rochas, obra magnífica de muitas gerações de trabalho humano.

Para Miguel Torga, nenhum deus é digno de louvor: na sua condição omnisciente é-lhe muito fácil ser virtuoso, e enquanto ser sobrenatural não se lhe opõe qualquer dificuldade para fazer a natureza – mas o homem, limitado, finito, condicionado, exposto à doença, à miséria, à desgraça e à morte é também capaz de criar, e é sobretudo capaz de se impor à natureza, como os trabalhadores rurais transmontanos impuseram a sua vontade de semear a terra aos penedos bravios das serras. E é essa capacidade de moldar o meio, de verdadeiramente fazer a natureza, mal-grado todas as limitações de bicho, de ser humano mortal que, ao ver de Torga, fazem do homem único ser digno de adoração. Publicações Dom Quixote e Herdeiros de Miguel Torga, 2. 16 volumes, mistura poesia, contos, memórias, crítica social e reflexões. Chego ao fim, perplexo diante de meu próprio enigma. Despeço-me do mundo a contemplar atônito e triste o espetáculo de um pobre Adão paradoxal, expulso da inocência sem culpa sem explicação.

Seus livros foram traduzidos em diversos idiomas, algumas vezes publicados com um prefácio seu: espanhol, francês, inglês, alemão, chinês, japonês, croata, romeno, norueguês, sueco, holandês, búlgaro. 1981 – Prémio Montaigne da Fundação Alemã F. Esta seção foi configurada para não ser editável diretamente. Edite a página toda ou a seção anterior em vez disso. Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 1996. NOGUEIRA, Natania Aparecida da Silva.